A minuta de texto foi sugerida no decorrer dos debates do grupo de trabalho (GT) de Educação, Formação Profissional e Cultura. Os institutos federais Sul-rio-grandense (IFSul) e Farroupilha (IF Farroupilha), que possuem unidades na fronteira com o Uruguai, também representaram a Rede Federal nas atividades realizadas nos dias 18 e 19 de abril no Ministério das Relações Exteriores (MRE), em Brasília.
A elaboração da proposta envolveu o IFSul, a Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU), a Universidade Tecnológica do Uruguai e a Administração Nacional de Educação Pública (Anep). Os representantes dos institutos federais e da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul presentes à reunião do GT reconheceram a importância da assinatura do acordo para estabelecer base legal para a oferta de cursos superiores binacionais, o que já ocorre com cursos técnicos.
Como encaminhamento, a delegação brasileira fará uma análise criteriosa, incluindo aspectos relacionados à legislação. “Esta é uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento das instituições binacionais e das regiões de fronteira. A proposta de oferta de cursos superiores binacionais que apresentamos sugere, inicialmente, um acordo com o Uruguai, mas pretendemos somar esforços para contemplar todas as áreas fronteiriças que compõem o território brasileiro”, afirma o presidente do Conif e reitor do IFSul.
Reunião – Durante a reunião do GT, a delegação uruguaia propôs a criação de Comissão Binacional Assessora de Educação e Cultura, com o objetivo de envolver os múltiplos atores na elaboração de propostas a serem analisadas e aprovadas pelo GT.
Ao Brasil, a delegação uruguaia solicitou o ensino do português, especialmente para profissionais da área de saúde. Como o ensino da língua portuguesa para estrangeiros já é uma prática na Rede Federal, será necessário apenas o Uruguai apresentar o diagnóstico da demanda.
Seguindo a pauta, o IFSul e o IF Farroupilha relataram iniciativas de formação profissional na região de fronteira e destacaram interesse em apoiar iniciativas de formação profissional em Turismo. Os institutos federais propuseram ainda a retomada dos Fóruns de Fronteira para promover o aprofundamento de debates.
Participaram da reunião do GT a diretora de Assuntos Internacionais do IFSul, Lia Pachalski; o pró-reitor de Pesquisa do IF Farroupilha, Arthur Pereira Frantz; o coordenador-geral de Extensão do IF Farroupilha, Adriano Fontoura; o Embaixador César Ferrer Burlé, diretor-geral para Assuntos de Fronteira, Limítrofes e Marítimos do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai; o Ministro Boris Svetogorsky, da Embaixada do Uruguai, além de representantes de ministérios brasileiros, do governo do Rio Grande do Sul, da Casa Militar da Presidência da República e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Agenda – Nesta terça-feira, 19/4, ainda como parte da Reunião de Alto Nível, o presidente do Conif participou de almoço no MRE com autoridades uruguaias. Na oportunidade, foram estabelecidos contatos institucionais estratégicos que poderão contribuir para a consolidação das escolas na fronteira com o Uruguai e para o apontamento de outros caminhos possíveis.
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7202 / 7203