No evento, foram apresentadas as atividades desenvolvidas pelos grupos de trabalho (GT) desde o último encontro, em agosto de 2015. Como resultado, os representantes dos GTs destacaram a construção de cursos técnicos binacionais, os acordos bilaterais com os países da América Latina, as estratégias de integração pedagógica, além das transformações dos arranjos socioeconômicos locais.
Estiveram representados os institutos federais do Acre (Ifac), do Amapá (Ifap), do Amazonas (Ifam), de Rondônia (Ifro), de Roraima (IFRR), do Mato Grosso (IFMT), do Mato Grosso do Sul (IFMS), do Paraná (IFPR), Farroupilha (IF Farroupilha), Sul-rio-grandense (IFSul) e de Santa Catarina (IFSC).
O próximo Encontro dos Institutos Federais na Fronteira está previsto para setembro deste ano, durante o Congresso da Federação Mundial dos Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês). A intenção é concretizar possíveis acordos de cooperação com as instituições estrangeiras participantes do congresso.
Cooperação – Na ocasião, o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, assinou memorando de entendimento com o Instituto Politécnico do Suriname (PTC, na sigla em inglês), representado pelo professor Glenn Holband. O presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, prestigiou o ato.
De acordo com o reitor do IFB, a assinatura estabelece a cooperação efetiva com as instituições daquele país. “Vamos receber em breve estudantes de graduação surinameses e fortalecer efetivamente essa parceria”.
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7202 / 3966-7203