O acordo abrange a elaboração e/ou adaptação de material didático; a estruturação e implantação de cursos presenciais de especialização técnica em nível médio e em nível superior; a oferta de cursos e treinamento a distância; o desenvolvimento de pesquisa e inovação; e a promoção de eventos técnico-científicos. Os trabalhos para a efetivação das ações terão início em julho de 2016.
As atividades serão realizadas nos campi agrícolas da Rede Federal e as aulas teóricas dos cursos de especialização de Nível Médio ministradas nas dependências das unidades da Embrapa. Uma Comissão de Avaliação e Monitoramento, composta por representantes da Setec, do Conif e da Embrapa, coordenará as ações.
De acordo com o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, que participou efetivamente dos diálogos para a oficialização da cooperação técnica, a iniciativa alcançará cerca de 200 unidades da Rede Federal e fortalecerá a relação entre as instituições. “A formalização do convênio é fruto das já existentes parcerias entre os campi agrícolas da Rede e a Embrapa. O próximo passo para a efetivação do acordo será o levantamento das ações já existentes que abordem os temas previstos”.
Para o coordenador da Câmara de Educação do Campo do Conif e reitor do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Geovane do Nascimento, o cumprimento do acordo trará importantes contribuições. “A parceria traz amplas iniciativas que permitirão o fortalecimento da educação profissional e da inovação nas cadeias produtivas do setor agropecuário brasileiro. O Brasil, os estudantes e as instituições serão beneficiados”, enfatiza.
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7202 / 7203