O presidente do Conif palestrou sobre o “Panorama da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. Ao abordar a história, com destaque para a criação dos IFs em 2008, enfatizou que o diferencial dos Institutos Federais está no estímulo à capacitação de seus servidores e na oferta de uma educação cidadã, com potencial inclusivo e focada na formação de pessoas criativas e empreendedoras para o mundo.
Como ações da Rede, Marcelo Bender mencionou a consolidação do projeto dos IFs com a garantia de transformação da Rede Federal em uma política de Estado e não de governo; a construção de um planejamento estratégico para a Rede a partir do Conif; o aperfeiçoamento dos programas de internacionalização e a criação de políticas consistentes para fomento da pesquisa aplicada, inovação e capacitação.
Fórum – Para o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, Minas Gerais é um exemplo de como a Rede Federal pode ser bem-sucedida dentro de um mesmo Estado e definiu o evento como uma oportunidade para o fortalecimento coletivo. “Um momento de reflexão e análise, para buscarmos uma sociedade mais justa e igualitária, beneficiando principalmente aqueles menos favorecidos”.
O vice-presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, também acredita que o Fórum abriu oportunidade para importantes debates. “Essas ações permitem que possamos discutir possibilidades de crescimento”.
As atividades também tiveram a participação dos reitores dos Institutos Federais de Minas Gerais (IFMG), Kléber Gonçalves Glória; do Norte de Minas Gerais (IFNMG), José Ricardo Martins da Silva; do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Paulo Rogério Guimarães, e do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Gil Almeida. Também participaram o diretor de Graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG), Moacir Felizardo e França Filho; o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Hércules Macedo, e o vice-prefeito de Poços de Caldas, Nizar El Khatib.
Programação – O Fórum Mineiro da Rede Federal discutiu temas relevante nos diversos setores das instituições de ensino. Para isso, nessa quinta-feira, 23/6, foram formados grupos de trabalho (GTs), com o objetivo de debater ideias, expor relatos de sucesso e discutir dificuldades no dia a dia das instituições. Os grupos produziram um relatório, que foi apresentado durante o encerramento do Fórum, na manhã desta sexta-feira.
Os GTs foram divididos pelas temáticas: Educação a Distância. Extensão; Assessoria Internacional; Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Administração, Contabilidade, Contratos, Compras e Licitações; Gestão de Pessoas; Desenvolvimento Institucional e Obras; Ingresso, Concursos e Vestibulares; Comunicação Social, Tecnologia da Informação; Educação no Campo, Fazenda Escola, Cooperativa e Fundações.
Desdobramentos – Como resultado do encontro em poços de Caldas, o reitor do IFSULDEMINAS anunciou a execução da segunda parte do Fórum, no mês de julho, em Brasília. “A ideia é fazer um fórum na sede do Conif e convidar a bancada mineira de parlamentares. Vamos apresentar a demanda apontada aqui e, sobretudo, os números que nos qualificam para conseguirmos ajuda através de emendas”, disse o reitor.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS/campus Poços de Caldas – adaptada
Fotos: Ascom IFSULDEMINAS
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7202 / 7203