Localizado no Parque Tecnológico da Bahia, o Polo conta com equipe especializada e laboratórios de Engenharia Médica e Clínica (Lemc), de Física Médica (Lafir), de Produtos para Saúde (Labprosaud), de Prototipagem Integrada (Laproti) e de Sistemas Computacionais (LSComp). “Esse é um espaço que vai construir e fortalecer cada vez mais a pesquisa no Estado da Bahia”, enfatiza o reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho.
Para o diretor-geral do PIS, Handerson Leite, o Polo consolida o trabalho do IFBA como instituição pública e nordestina. “O PIS nasceu referenciado. Foi certificado por todos os organismos de credibilidade nacional, além de possuir parcerias internacionais”, destaca.
Os Polos de Inovação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica desenvolvem propostas de pesquisa aplicada para que a competividade cresça nos parques industriais do País. Os projetos são executados por estudantes, professores, profissionais das indústrias e pesquisadores do Brasil e estrangeiros em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Atualmente, a Rede Federal possui mais de 10 mil projetos de pesquisa aplicada, com Polos de Inovação nos institutos federais do Ceará (IFCE) – sistemas de embarcados e mobilidade digital; do Espírito Santo (Ifes) – metalurgia; Fluminense (IFF) – monitoramento e instrumentação para ambiente; e de Minas Gerais (IFMG) – sistemas automotivos inteligentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IFBA – adaptada
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7202 / 3966-7203