Em seu discurso, a primeira mulher eleita para assumir a reitoria do IFRR, destacou o trabalho dos institutos federais nas áreas de fronteira. “Ofertar educação profissional nas regiões fronteiriças transforma a realidade socioeconômica local e cria oportunidade para que os estudantes conheçam outras culturas”, disse Sandra Botelho.
José Ricardo enfatizou a importância da interiorização da Rede Federal. No caso do IFNMG, cerca de 180 municípios do norte de Minas Gerais são atendidos com ensino técnico e tecnológico, amenizando a desigualdade social no Estado. “É necessário continuar avançando na expansão para podermos atingir cada vez mais as regiões localizadas nas áreas carentes”, ressaltou.
De acordo com a secretária executiva do MEC, Maria Helena de Castro, os institutos federais têm papel fundamental na formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho. “A qualificação de pessoas aumenta a produtividade, além de contribuir para o desenvolvimento regional e sustentável do Brasil”, afirmou.
Também estiveram presentes à cerimônia, a secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Nascimento; o ex-reitor do IFRR, Ademar de Araújo Filho; e o ex-reitor do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e atual secretário de Educação e Desporto de Roraima, Emanuel Alves de Moura.
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7202 / 3966-7203