De iniciativa da Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o PJM favorece e promove o protagonismo juvenil, abrindo espaços para diálogos e discussões sobre temas vinculados à educação – inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.
A coordenadora de Relações Internacionais do Conif, Ana Carolina Oliveira, ressalta que nas próximas edições serão destinadas mais vagas para estudantes da Rede Federal. Em 2016, foram ofertadas 27. “Vejo dois impactos da participação dos jovens. O primeiro é conseguir ampliar as atividades com parceiros da América do Sul, pois a atuação deles funciona como uma vitrine das instituições. A segunda é permitir que eles assumam um papel ativo nas discussões empreendidas em nível mundial, em suas instituições e comunidades, à medida que trabalharão para implementar os projetos apresentados em suas candidaturas”, observa.
Os selecionados estão matriculados no 1º ou 2º ano. Foram pré-requisitos frequência, boa conduta e rendimento, além de fácil adaptação a pessoas de diferentes culturas e crenças religiosas.
Acesse a página do Parlamento Juvenil para consultar o resultado.
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7202 / 3966-7203