“A Comenda Zumbi de Palmares recebida pelo IFG representa o trabalho realizado pela comunidade acadêmica na promoção da igualdade étnico-racial. Portanto, quero dividi-la com todos aqueles que estão empenhados com a implementação dessa política institucional”, celebra o reitor. A indicação partiu do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, pelas ações de enfrentamento ao racismo desenvolvidas no instituto.
Desde 2008 funciona no campus Goiânia um coletivo de negros, com cerca de 15 estudantes e servidores que se reúnem periodicamente para debater, programar eventos e militar junto com o movimento negro institucional.
O IFG recebeu 15.049 alunos negros, pardos e indígenas por meio das cotas raciais, desde o início de 2013, após a criação da lei de cotas, em 2012. Cabe à recém-eleita Comissão Permanente de Políticas de Igualdade Racial (CPPIR) implementar a Política Institucional de Ações Afirmativas, que institucionaliza as questões étnico-raciais.
Para a secretária Lêda Borges, que chefia a Secretaria Cidadã de Goiás, o evento objetivou prestigiar e homenagear líderes e personalidade que, de algum modo, contribuem para o desenvolvimento da cultura afro-brasileira no âmbito estadual.
Fonte: Diretoria de Comunicação Social/Reitoria IFG
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7202 / 3966-7203